Cancel Preloader
hosting image

O que é um data center?

Essa expressão é traduzida como centro de dados e consiste em uma estrutura física que abriga os recursos necessários para o armazenamento e gerenciamento de servidores, rede e telecomunicação. Entre os equipamentos existentes nesse local estão switches, servidores, roteadores e storages.

A função principal do DC é, portanto, disponibilizar os equipamentos para que os sistemas fundamentais à empresa permaneçam funcionando. Ou seja, ele evita interrupções no trabalho e, por isso, é entendido como o sistema nervoso das organizações.

Esse ambiente também é responsável por processar informações. Atualmente, ele consegue verificar 4 vezes mais dados que os antigos DCs. Mesmo assim, ocupa somente 40% do espaço físico.

Os componentes básicos de um centro de dados são:

Infraestrutura de rede
O DC deve ser projetado com vistas à oferta de serviços de modo dinâmico e flexível, a fim de que as tendências tecnológicas sejam acompanhadas. Ele também deve ser escalável para atender demandas futuras e considerar questões de infraestrutura, como rede de comunicação de dados, servidores, virtualização e armazenamento.

Segurança física
O ambiente em que o centro de dados está instalado deve ser bastante seguro para evitar imprevistos e a interferência de desastres naturais. Algumas práticas recomendadas são:

instalar sistemas de controle de acesso eletrônico;
criar um processo de provisionamento;
instalar alarmes;
definir uma equipe de segurança para monitorar o que ocorre dentro do DC.
Refrigeração e energia
O objetivo é assegurar um funcionamento adequado por meio da temperatura correta para os equipamentos e garantia de fornecimento de energia. Perceba que oscilações podem prejudicar a eficiência do trabalho, causar interrupções e até danificar algum aparelho.

Assim, o DC é montado com a finalidade de processar grandes quantidades de informações de maneira confiável e ininterrupta. Quando funciona adequadamente, a empresa pode usufruir do sistema sem desvios ou quedas de operacionalidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *